Navigation

Marconi trabalha para aumentar exportação de carnes para o Oriente Médio

O governador Marconi Perillo deu sequência neste domingo (5) à agenda de reuniões e audiências em Beirute, no Líbano, onde cumpre a terceira e última etapa da Missão Oficial de Goiás no Oriente Médio. Na primeira reunião, com a presença do empresário Antonio Luz, o governador tratou da exportação de carne para o Oriente Médio.

O mercado consome carne bovina e frango desde que os animais tenham sido criados e abatidos dentro do padrão Halal, que segue preceitos religiosos do Islã. O mercado halal em todo o mundo é estimado em mais de US$ 400 bilhões, com crescimento de 15% ao ano.

Dados da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) apontam que 33% da produção de frango do Brasil são destinadas ao mercado halal, tendo a Arábia Saudita como o principal comprador. O governador Marconi Perillo observou que Goiás pode avançar nesta área de consumo. “É um mercado que está em franco crescimento e nosso Estado é um grande exportador na agricultura e pecuária. Conhecendo mais a cultura local, podemos nos especializar nessa exportação e incrementar as vendas do agronegócio”, disse Marconi.

Na segunda reunião do domingo, o governador e a delegação goiana estiveram com o ministro das Telecomunicações, Jamal Salim Jarrah. A cônsul honorária do Brasil no Líbano, Siham Harati, também esteve presente. A pauta principal da reunião foi investimentos em infraestrutura e telecomunicações.

“Também falamos das relações comerciais entre Brasil e Líbano e parcerias na área cultural e de turismo. Os dois países têm interesse em fortalecer esta relação”, disse Marconi. Em 2015, o volume de transações comerciais entre os dois países foi de US$ 310 milhões.

Na etapa final da missão comercial do Governo de Goiás ao Oriente Médio, o governador Marconi Perillo foi recebido no sábado à noite, em Beirute, por empresários e autoridades do Líbano em seminário de negócios em que apresentou as potencialidades e perspectivas de investimentos da economia de Goiás. Da reunião, realizada no Royal Hotel, participaram mais de 100 representantes do governo, do parlamento e de companhias libaneses.

Por Mais Goiás
Share
Banner

David Rodrigues

Post A Comment:

0 comments: